top of page

Das linhas às formas, com Simei Greb.

  • Foto do escritor: Brena Renata
    Brena Renata
  • 30 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

A percepção da linha é a primeira habilidade que desenvolvemos no processo de representação visual, seja ela entendida como o conjunto de pontos ou como um ponto em movimento. A linha possui natureza dinâmica e tem por objetivo dar forma ao que está na mente do artista, podendo ser usada de maneira verbal (escrita) ou não verbal (desenho), ser imprecisa, indisciplinada, delicada, grosseira, pessoal e muitas outras coisas de acordo com o propósito.


Mesmo não existindo no meio natural de forma abundante (contornando objetos, por exemplo), a linha pode ser notada através das rachaduras, fios, pontes, galhos, entre outros elementos presentes no nosso cotidiano.


Especificamente nos desenhos, a principal função de uma linha é expressar a justaposição de dois tons, promovendo uma divisão aparente. Nas ilustrações do artista Simei Greb (@desenho_e_linhas) pode-se notar muito desses aspectos descritos, pois o artista se utilizada de variações de aplicação da linha para criar texturas, volumes e formas, o que garante um estilo forte e próprio em suas artes.


Com uma bagagem teórica e prática desde os 11 anos, com duas graduações (design e artes plásticas) e com experiência inclusive na docência, Simei declara que:


ree
@desenho_e_linhas
“Já faz 30 anos que faço morada nas folhas em branco, minha morada é cheia de possibilidades e nunca foi diferente. [...] por causa da pandemia descobri que poderia expor as paredes, o teto e o chão deste meu abrigo; afinal de contas arte só é arte quando é vista.”

Para o artista, seus resultados não são apenas uma ilustração, mas também “uma força gigantesca de expressão e comunicação da alma.”


Aos 10 anos de idade, Simei já conseguia experimentar o desligamento do mundo real em busca da concentração para transformar a folha em branco em inúmeras possibilidades. “As folhas em branco logo se tornaram minha nova morada, e neste novo endereço comecei a compor diligentemente uma morada sólida.” Esta ilustração, em especial, trata-se do resultado de:


ree
@desenho_e_linhas
“[...] um exercício criativo feito no sketchbook. Cuja intenção inicial era estudar o comportamento do material escolhido e as variações da gestualidade no simples ato de desenhar.”

Nela podemos notar o emprego da linha com distintos objetivos e comportamentos, da forma (sinuosa, reta, delicada e grosseira) à textura e luminosidade provocada pela similaridade e proximidades dos elementos.


Ficou interessado em conhecer um pouco mais desse artista incrível? Faz uma visitinha no perfil dele e se encante com muitas outras obras maravilhosas.


Até a próxima, colormores!

A primeira versão deste texto foi publicada na Revista "Canto das Artes", no período em que fui responsável pela coluna "Percepção Ativa".


Referência: DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

Artista: Simei Greb

Texto: Brena Renata (@brenarenata_color).










Comentários


assinatura principal.png

Criado por 

JESS.png
  • be
  • insta
  • f
  • x
  • in

Todas as obras deste site são produções originais, criadas pela artista BRENA RENATA MACIEL NAZARÉ. Por serem obras originais, as mesmas estão protegidas através da lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direito Autoral). No qual estabelece em seu Art. 22 que: “Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou”. Assim, o nome da artista deve sempre ser vinculado a obra criada e qualquer uso para fins comerciais deve ser estabelecido previamente por meio de contrato.

bottom of page